Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Zac Brown Band

Zac Brown Band

Zac Brown nasceu no dia 31 de julho de 1978 em Cumming, Geórgia, mas foi criado em Dahlonega, Geórgia. Ele aprendeu a tocar violão aos 7 anos. Como um adolescente, ele tocou em shows solo em locais de interesse turístico, fazendo covers de clássicos do country e pop.

Ele foi o 11 º filho de uma família de 12 filhos, e cresceu em uma família dividida. Seu pai trabalhou para a Coca-Cola e clubes de saúde, sua mãe vendia seguros, seu padrasto foi um dentista, e sua madrasta era uma gerente de escritório. O irmão mais velho de Brown era 21 anos mais velho, então ele foi exposto a uma grande variedade de estilos. Sua coleção incluia country, pop, bluegrass, reggae, folk, Cat Stevens, James Taylor, Eagles, Bob Marley, Willie Nelson, Waylon Jennings. Seu irmão Wynn tocava guitarra e banjo, sua mãe gostava de cantores antigos como Sinatra, e seu pai tocava violão.

Zac frequentou a University of West Georgia (estudou Canto lírico, mas mudou para a Biologia, em seguida, Negócios e, finalmente, Psicologia. ), onde era um membro da fraternidade Zeta Kappa. Era também um conselheiro do acampamento em Camp Glisson, um acampamento de verão da United Methodist, localizado em Dahlonega, Geórgia. Na universidade, ele começou uma banda e tocou em restaurantes locais, com a banda e solo. Durante este tempo, a banda gravou um CD para vender em seus shows, mas se separou durante as sessões de gravação. Zac decidiu que a vida era curta demais para ficar fazendo algo que ele não amava, então ele decidiu fazer música em tempo integral

A Zac Brown Band foi formada em 2002 e eles pegaram a estrada com uma pesada agenda, cerca de 200 concertos por ano. Em 2003, Zac começou seu próprio selo, chamado Home Grown (hoje, ele é chamado de Southern Ground por razões legais).

Em 2004, Brown abriu uma discoteca e um restaurante com seu pai na região de Lake Oconee, Geórgia chamado "Zac's Place".  Zac decidiu vender o restaurante e comprou um ônibus para que a banda pegasse a estrada em tempo integral.

A Zac Brown Band lançou seu primeiro álbum, "Far from Einstyne", em 2004, seguido por "Home Grown" um ano depois. Ambos os álbuns não obtiveram uma ampla repercurssão. Um álbum ao vivo intitulado "Live from the Rock Bus Tour" foi lançado em 2007.

No ano de 2008 acontece a virada. O álbum "The Foundation" foi lançado em 18 de novembro de 2008. Originalmente previsto para ser lançado pelos rótulos Home Grown e Big Picture Records, o álbum foi distribuído pela Atlantic Nashville, em associação com estas duas gravadoras. Em 02 de dezembro de 2009, o álbum foi indicado para o Grammy de Best Country Album e também ganhou o Grammy de Best New Artist em 31 de janeiro. O álbum também foi nomeado para a Academy of Country Music Awards como álbum do ano. Até o dia 18 de maio de 2011 o álbum vendeu 2.604.006 cópias nos EUA.

O álbum inclui cinco singles, começando com "Fried Chicken", que a banda já havia gravado em 2005 no álbum de "Home Grown". A faixa alcançou o topo da Billboard Country Songs.

Depois de "Fried Chicken", "Whatever It Is" alcançou a 2° colocação e "Toes" emplacou outra 1° colocação. "Highway 20 Ride" foi o terceiro single da banda no topo da Billboard Country Songs. "Free" é o quinto single do álbum, sendo o quarto a alcançar o topo da Billboard Country Songs. O álbum alcançou a 2° colocação na Billboard Top Country Albums e a 9° colocação na Billboard 200.

Em 2010 é lançado o segundo álbum ao vivo da banda, "Pass The Jar: Zac Brown Band and Friends Live from the Fabulous Fox Theatre In Atlanta".

Ainda em 2010 é lançado o álbum "You Get What You Give". Ele estreou no número 1 na Billboard 200, assim como na Billboard Top Country Albums, vendendo 153.000 cópias, batendo o Maroon 5, que vendeu 142.000 cópias. Em sua segunda semana de lançamento caiu para 3° na Billboard 200, vendendo 70.000 cópias. Em sua terceira semana de lançamento, ficou em 5° na Billboard 200, vendendo 43.000 cópias. Em sua quarta semana de lançamento,  ficou em 8° na Billboard 200, vendendo 34 mil cópias. Em sua quinta semana de lançamento, o álbum caiu para a 14° posição na Billboard 200 vendendo 25,873 cópias. Em cinco semanas o álbum vendeu 325.000 cópias e, atualmente, o álbum já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.o álbum vendeu 906.530 cópias nos EUA.

Os singles do álbum mais uma vez se sairam bem nas paradas. "As She's Walking Away" (featuring Alan Jackson), "Colder Weather", "Knee Deep" (with Jimmy Buffett) e "Keep Me in Mind"alcançaram o topo da Billboard Country Songs.

"É muito louco como nós podemos ir para um lugar aonde ninguém jamais ouviu falar de nós antes e no momento em que deixamos o local as pessoas estão cantando as músicas", disse Zac Brown. Os fãs da banda não são facilmente rotulados, a banda angariou fãs da música country, jam bands e outros estilos. O Zac Brown Band já abriu para bandas dos mais diversos estilos como, Sugarland, ZZ Top, Tritt Travis, Etta James, Lynyrd Skynyrd, The Allman Brothers Band, Willie Nelson e BB King. 

A banda é conhecida por covers de suas principais influências musicais com canções notáveis, incluindo "Come Pick Me Up" de Ryan Adams, "The Devil Went Down To Georgia" da Charlie Daniels Band, "I Shall Be Released" por Bob Dylan, entre outras.

Junto com o sucesso comercial recente, a banda fez aparições no The Hangout Music Festival, Festival de Música de Hullabalou e Bonnaroo Music Festival em 2006, 2009 e 2010, juntamente com um slot de abertura para a Dave Matthews Band durante a Summer Tour 2010.


A banda é formada por: Zac Brown (vocal e guitarra), Jimmy De Martini (violino, vocal), John Hopkins (baixo, vocal), Bowles Coy (guitarra, órgão), Clay Cook (guitarra, órgão, bandolim, pedal steel, vocais) e Chris Fryar (bateria).

Discografia

Biografia gentilmente cedida pelo blog Southern Rock Brasil


0 comentários:

Postar um comentário