Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Steepwater Band

Steepwater Band

Steepwater Band foi formado em Chicago em 1998 pelo trio Jeff Massey (guitarra e vocais), Joe Winters (bateria), and Tod Bowers (baixo). A banda tirou seu nome de um navio de carga que Massey avistou no Lago Michigan. Seu som é um Blues Rock bem calcado no Southern Rock.

Inicialmente a banda se concentrou em tocar covers de clássicos do Blues e realizaram seu primeiro show no Phyllis' Musical Inn em Chicago em 29 de outubro de 1998.


A banda progrediu rapidamente a partir da cobertura músicas de blues para escrever sua própria música. Suas influências incluem o Allman Brothers Band, Free, Cream, Led Zeppelin, Rolling Stones e Humble Pie, além de artistas de blues como Muddy Waters, Robert Johnson, e John Lee Hooker.

Em 1999 a banda conheceu o cantor e compositor Michael Connelly, que colaborou com eles em seu trabalho inaugural, o EP "Goin' Back Home", lançado de forma independente em 2000. A Steepwater Band retribuiu o favor tocando no projeto de Connelly, Bottles of Wine. Connelly se juntou,  oficialmente, à banda em 2000.

A banda passou os anos de 1999 e 2000 tocando sem parar em Chicago e região. Durante esse tempo eles continuaram a escrever novo material e aprimorar o seu estilo. O burburinho na comunidade de música local aumentou e em 8 de junho de 2000, a Steepwater Band tocou pela primeira vez no tradicional Chicago Blues Festival.


O álbum de estréia, "Brother to the Snake", foi lançado em 2001 com o apoio da rádio WXRT e da Jim Beam. Ainda em 2001, a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, "Live...Half in the Bag".

A banda continuou a tocar no Centro-Oeste em 2002 e 2003, sendo muitas vezes selecionado para abrir shows de grandes bandas, incluindo Bad Company, 38 Special, The Fabulous Thunderbirds, Sonny Landreth, Buddy Guy, and Taj Mahal. A banda também assinou um contrato de gravação, gerenciamento e publicação com a Funzalo Records/Mike’s Artist Management durante este período. Essa relação resultou na produção de um álbum, "Dharmakaya", que foi gravado com os produtores Sean Slade e Paul Kolderie (Radiohead, Warren Zevon), em Boston e lançado em 18 de maio de 2004. Connelly partiu em Outubro de 2004, e a banda e a Funzalo/MAM terminaram seu relacionamento no início de 2005.


Em abril de 2005 a banda se apresentou na televisão, em Nashville, Tennessee, com Little Milton, que morreu alguns meses mais tarde. Em junho, a banda tocou pela quinta vez no Chicago Blues Festival, foram a atração principal do palco Best Buy Showcase Stage.

Em setembro, a banda tocou pela primeira vez na Europa, a banda foi uma das participantes do Azkena Rock Festival em Vitoria-Gasteiz, Espanha.


Além de seu set de 70 minutos com canções próprias (um show que foi muito elogiado na imprensa europeia após o festival), a banda tocou em uma uma jam session de fim de noite com os membros do Drive-By Truckers e da banda basca The Soulbreaker Company.

Em novembro de 2005, a banda foi convidada pela rádio WLUP para abrir para um show do Bon Jovi lotado no United Center.


Em 2006 a banda se apresentou em vários festivais e concertos com Umphrey's McGee, Yonder Mountain String Band, Keller Williams, Doobie Brothers, Ian Gillan e Cheap Trick.


Em agosto de 2006 a banda lança seu terceiro álbum de estúdio, "Revelation Sunday". Em setembro, a banda realizou três shows (com The Soulbreaker Company como o ato de abertura), em Madrid, Bilbao e Barcelona, na Espanha. Rick Richards, guitarrista do The Georgia Satellites, subiu no palco e tocou três músicas com a banda em Barcelona.


Se apresentou no cruzeiro Gimme Three Days com Lynyrd Skynyrd, .38 Special, Blackberry Smoke e outros artistas de blues-rock, Southern Sock e Country a bordo do Carnival Fascination Cruise Lines em janeiro de 2007. 


Em julho, a banda retornou à Europa para uma turnê pela Espanha e Ilhas Canárias. A turnê começou com um concerto em Barcelona em 5 de julho com Gov't Mule e John Mayall & Bluesbreakers, e também incluiu um encontro com Marc Ford, que já foi guitarrista do Black Crowes.


Em conjunto com a turnê, a banda também lançou o CD "Songs from the Eighth Day", com covers de Neil Young, "Cortez the Killer", de Bob Dylan, "Phantom Engineer", Big Bill Broonzy, "Key to the Highway", Robert Johnson, "Walkin' Blues", uma versão ao vivo da faixa "Collision" e duas novas canções da Steepwater Band.


Em maio de 2008, a banda foi para o Compound Studios, em Long Beach, Califórnia com o produtor Marc Ford, para gravar "Grace And Melody". O disco foi lançado em novembro de 2008.

Em dezembro de 2009, a banda anunciou uma turnê de cinco semanas pela Europa, incluindo datas com Marc Ford na Espanha, nos primeiros dez shows.


No início de fevereiro de 2010, a banda iniciou uma turnê de 2 semanas com Gov't Mule e logo após começa sua turnê de cinco semanas pela Europa. Ainda em 2010, a banda lança o álbum ao vivo "Live at the Double Door".


Em agosto de 2011 a banda lançou um novo álbum de estúdio,"Clava".

"The Stars Look Good Tonight" é o seu mais novo álbum.

Biografia gentilmente cedida pelo blog Southern Rock Brasil



0 comentários:

Postar um comentário