Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Hellyeah

Hellyeah

Hellyeah é uma banda de Southern Metal poderosa fundada em Dallas, Texas. A banda é composta por Chad Gray (Vocal), Greg Tribbett (Guitarra), Tom Maxwell (Guitarra), Bob Zilla (Baixo) e Vinnie Paul (Bateria).
Tudo começou em 2000, exatamente na "Tattoo The Earth Tour", turnê que contou com as bandas Mudvayne, Nothingface, Slayer, Slipknot e Sevendust. Tom Maxwell (Guitarrista da Nothingface) fez amizade com Chad Gray (Vocalista da Mudvayne), e eles conversaram sobre a possibilidade de formar uma banda juntos.

No ano seguinte, as bandas Nothingface e Mudvayne excursionaram juntas, e mais uma vez Gray e Maxwell tocaram no assunto sobre formar uma banda, embora a idéia constantemente foi colocada em espera devido a conflitos de agenda.

Greg Tribbett (Guitarrista da Mudvayne) ficou interessado, e pediu para fazer parte da formação da banda. Jerry Montano (Baxista da Nothingface) também gostou da idéia e ingressou. Já Tommy Sickles (Baterista da Nothingface) foi recrutado para bateria, mas sua pegada não era bem o que os demais integrantes queriam para a banda. Foi dado início a busca de um novo baterista.

Vinnie Paul (ex-Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel) foi o primeiro nome da lista, mas ele ainda se recuperava da trágica perda de Dimebag Darrell, seu irmão, e não se sentia pronto pra dar início a uma nova banda. Maxwell não desistiu de tentar, e a insistência valeu a pena. Vinnie Paul recebeu um e-mail de Dave Grohl (ex-Nirvana e Foo Fighters) com a seguinte mensagem: "Irmão, passei por algo parecido com Kurt Cobain. Eu nunca pensei que eu ia tocar novamente, mas a música vai curá-lo!", após ler o e-mail, ele eventualmente acabou aceitando o convite.

Em 2006, a Mudvayne não tinha planos para uma turnê no verão, enquanto a banda Nothingface estava se preparando para gravar seu próximo álbum. O tempo livre durante o verão os levou a dar início ao projeto.

O álbum foi gravado no Chasin' Jason estúdio de Vinnie Paul, situado em Arlington, Texas. O processo de gravação foi envolto em um ambiente descontraído, sem pressão, rodeado por fotos de Dimebag Darrell, e com todo aquele clima de fraternidade familiar. Maxwell e Tribbett foram os principais compositores do álbum, e Paul estava lá para "guiá-los na direção certa", com Gray acrescentando a sua opinião sobre arranjos musicais.

O álbum foi concluído em cerca de um mês, com três sessões de gravação. A banda trabalhou no álbum durante oito dias e voltou para casa para uma pausa. Uma sessão de 14 dias, seguida de intervalo e depois mais 10 dias no estúdio. A bateria, o baixo e as guitarras foram gravadas no andar de cima, com telas de vídeo em cada sala para que os membros pudessem ver um aos outros.

Com o line-up completo, e as canções sendo gravadas, a banda começou a debater nomes. Foi quando acharam um pedaço de papel que seria pregado em uma caixa de ampères fora do estúdio, escrito "Hellyeah". Alguém escreveu "Hellyeah", e a banda pensou que era uma escolha perfeita. Em relação a escolha do nome, Paul afirmou o seguinte: "Muito positiva e cheia de atitude. Quando o seu amigo pergunta se você deseja obter uma cerveja hoje à noite, você não apenas diz 'sim', você diz, Hell yeah!".

As gravações do álbum foram finalizadas em janeiro de 2007, e o single "You Wouldn't Know" já tocava nas rádios americanas em fevereiro.

Somente no dia 10 de abril de 2007, foi lançado o primeiro álbum de estúdio auto-intitulado, "Hellyeah", pela Epic Records, e produzido por Vinnie Paul, Sterling Winfield e os demais membros da banda. O single "You Wouldn't Know" chegou a 5° posição na Mainstream Rock, e a 35° posição na Modern Rock Tracks. O segundo single "Alcohaulin' Ass" alcançou a 7° posição na Mainstream Rock Tracks. A canção "Thank You" é uma homenagem aos familiares de todos os membros da banda, recentemente falecidos: Dimebag Darrell, irmão de Vinnie Paul, a mãe de Tom Maxwell e a avó de Chad Gray. O álbum estreou em 9° lugar na Billboard 200, vendendo 45.000 cópias em sua primeira semana.

Uma semana após o lançamento do álbum, Jerry Montano (Baixo) deixou a banda. O assessor da banda afirmou que sua saída foi devido a "razões pessoais de ambos os lados". Bob Zilla (Baixista e ex-Damageplan) foi recrutado para seu lugar.

A banda embarcou em sua primeira turnê em maio de 2007, intitulada Fire It Up, fazendo uma aparição no Download Festival, e sendo submetida a uma turnê pela Austrália em julho de 2007. Seguiu tocando na The Family Values Tour com as bandas Korn e Evanescence, e também com a banda Alter Bridge, em um show em San Antonio. A turnê acabou após tocarem por 30 cidades, terminando em Washington, DC.

Um DVD intitulado "Below the Belt" foi lançado em 13 de novembro de 2007, pela Epic Records. O DVD conta com um documentário, videoclipes, performances do making of do álbum, sessões de estúdio, entrevistas e toda cobertura da turnê mundial da banda. Foi produzido pelos próprios membros e Ryan Ziemba.

A banda ainda saiu em turnê na primavera de 2010 com as bandas Seether, Five Finger Death Punch, Drowning Pool e Lacuna Coil. Eles também foram confirmados para tocar no palco principal do Download Festival 2010. A faixa "Cowboy Way" foi lançada para download gratuito através do site da banda em 21 de abril de 2010.

No dia 13 de Julho de 2010, foi lançado o segundo álbum de estúdio da banda, "Stampede", lançado pela Epic Records, produzido por Chad Gray, Sterling Winfield e Vinnie Paul.  O álbum atingiu a 2° posição no Top Hard Rock Albums, a 3° posição no Top Rock Albums e a 8° posição na The Billboard 200. O vídeo da música "Cowboy Way" estreou em 20 de maio de 2010. O primeiro single "Hell Of A Time" foi lançado em 1 de junho de 2010, e seu vídeo estreou em 16 de junho de 2010. A canção "The Debt That All Men Pay" estreou no ultimateguitar.com em 22 de junho de 2010.

Em 2012 foi lançado "Band of Brothers".

Com claras influências do Lynyrd Skynyrd (Já visto em seus lançamentos anteriores), com uma temática bem fraternal, mas sem deixar de lado o peso do Metal.
A banda atualmente anda fazendo shows e com o lançamento de um novo álbum. "Blood for Blood" está agendado para o próximo dia 10 de junho.

Biografia gentilmente cedida pelo blog Southern Rock Brasil e com mais algumas informações adicionadas







0 comentários:

Postar um comentário