Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Cross Canadian Ragweed

Cross Canadian Ragweed

A banda surgiu em 1991 na cidade de Yukon, Oklahoma, mas rapidamente se mudaram para a cidade universitária de Stillwater, Oklahoma, onde tocaram com The Great Divide e Jimmy LaFave. A banda era formada por Cody Canada (Vocal e guitarra), Grady Cross (guitarra), Jeremy Plato (Baixo e backing vocals) e Randy Ragsdale (Baterua e percussão). A banda manteve essa formação em todos os seus álbuns, adicionando músicos de estúdio e ao vivo, conforme a necessidade.

Mesmo antes de terem lançado um álbum de estúdio, a banda já havia alcançado algum reconhecimento na cidade, principalmente por suas músicas tocarem com frequência nas rádios da universidade. Em 1998 eles lançam seu álbum de estréia, "Carney". 

Em 1999, é lançado o primeiro álbum ao vivo da banda, "Live and Loud at the Wormy Dog Saloon".

Em 2001, sai o segundo trabalho de estúdio da banda, "Highway 377". A segunda faixa do álbum, "42 Miles", foi escrita após a van do Cross Canadian Ragweed ter quebrado em Groom, Texas. Eles estavam a 42 milhas de Amarillo, Texas, onde iriam tocar. A faixa que nomeou o álbum, "Highway 377", foi escrita após um acidente que Cody Canada sofreu na U.S. Route 377.

Em 2002 a banda lançou "Cross Canadian Ragweed", também conhecido como o "álbum roxo", devido a cor da sua capa. A capa é uma homenagem a irmã caçula de Randy Ragsdale, Mandy, que havia morrido recentemente em um acidente de carro. Os singles "Constantly" e "17", alcançaram, ambos, a 57° colocação na Hot Country Songs. O álbum alcançou a 70° posição na Billboard Top Country Albums. William Ruhlmann do Allmusic avaliou o álbum com três estrelas em cinco, dizendo: "o que mais impressiona é o som geral de uma banda que forjou um estilo distinto dentro de um gênero convencional após anos tocando".

Em 2002, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, "Live and Loud at Billy Bob's Texas".


"Soul Gravy" foi lançado em 2004 e estreou na 5° colocação na Billboard Top Country Albums e a 50° na Billboard 200. Os singles "Sick and Tired" e "Alabama" alcançaram a 47° colocação na Hot Country Songs. Uma edição especial limitada era acompanhada de um DVD, que continha uma apresentação ao vivo da banda.

Em outubro de 2005, a banda lançou "Garage". O álbum alcançou a 6° colocação na Billboard Top Country Albums e a 37° na Billboard 200. Os singles "Fightin' For" e "This Time Around", respectivamente, alcançaram a 39° e 43° colocação na Hot Country Songs. A faixa "Dimebag" é uma homenagem a Dimebag Darell. Uma edição especial limitada do álbum incluiu um DVD bônus, contendo seis vídeos e uma cronologia dos 10 anos da banda.

No dia 31 de outubro de 2006, é lançado "Back to Tulsa – Live and Loud at Cain's Ballroom", um CD/DVD ao vivo. O CD/DVD foi gravado nos dias 14 e 15 de julho de 2006, no histórico Cain's Ballroom. O álbum alcançou a 27° colocação na Billboard Top Country Albums e a 120° na Billboard 200.

"Mission California" foi lançado em outubro de 2007. O álbum alcançou a 6° colocação na Billboard Top Country Albums e a 30° na Billboard 200, vendendo cerca de 23.000 cópias em sua primeira semana.

"Happiness and All the Other Things", sétimo álbum de estúdio da banda, foi lançado em agosto de 2009, em comemoração ao 15° aniversário da banda. Ele inclui 12 faixas de estúdio e três faixas ao vivo. O álbum é dedicado a Randall "Poodie" Locke, manager de Willie Nelson por muitos anos. O álbum alcançou a 10° colocação na Billboard Top Country Albums e a 33° na Billboard 200.
Em maio de 2010, a banda anunciou um hiato. Em um comunicado a imprensa, o baterista da banda, Randy Ragsdale explicou: "Agora, eu preciso estar em casa com a minha família, principalmente meu filho JC, que tem autismo. Ele tem 10 anos e ainda está lutando para se desenvolver. Sinto que é a única maneira que eu posso ajudá-lo". O próprio Ragsdale insistiu para que a banda arrumasse um novo baterista, mas Cody Canada se recusou a continuar a banda sem um dos membros originais. Para ele é os quatro ou nada.

O último show da banda aconteceu no dia 24 de outubro de 2010 no Joe's Bar em Chicago.


Atualmente, Cody Canada toca com a Cody Canada & The Departed. Randy Ragsdale e Grady Cruz retornaram para Yukon, onde Ragsdale, desde então, abriu uma empresa de paisagismo. Cruz comprou e opera o local onde o Cross Canadian Ragweed realizou seu primeiro show em 1991.

Discografia



Biografia gentilmente cedida pelo blog Southern Rock Brasil

0 comentários:

Postar um comentário