Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Cold Chisel

Cold Chisel

Cold Chisel é proveniente da Austrália. São considerados uma grande banda, com uma série de sucessos nos anos 70 e 80, e também como um dos mais populares e bem sucedidos grupos australianos deste período, mesmo que quase completamente restrito a Austrália e Nova Zelândia. São considerados como uma banda de "pubs" australianos.

Originalmente chamado de Orange, a banda foi formada em Adelaide em 1973. O grupo mudou de nome várias vezes antes de se fixar como Cold Chisel, em 1974, depois de escrever uma música com esse título. 

Kaczmarek deixou a banda em 1975 e foi substituído por Phil Small (baixo). Após isso, Don Walker (teclado) assumiu o controle criativo do grupo, escrevendo praticamente todos os materiais da banda. 

Em agosto de 1976  mudou-se para Melbourne, mas encontrou pouco sucesso e se mudou para Sydney, em novembro. Seis meses depois, em maio de 1977, Jimmy Barnes (vocal e guitarra) anunciou que estava saindo do Cold Chisel, a fim de integrar o Blackfeather. Com isso a banda iria acabar. Um show de adeus foi marcado.

A apresentação de “despedida” aconteceu em Sydney, mas o show foi tão incrível que a banda resolveu continuar e no mês seguinte assina com a Warner Music Group. 

Nos primeiros meses de 1978, Cold Chisel gravou o seu auto-intitulado álbum de estréia com o produtor Peter Walker. Todas as faixas foram escritas por Don Walker.

Cold Chisel foi lançado em abril e contou com a participação de Dave Blight, que se tornaria um convidado regular no palco, e os saxofonistas Joe Camilleri e Wilbur Wilde de Jo Jo Zep & The Falcons. 

No mês seguinte, a música "Khe Sanh" foi lançada como single, mas foi considerada muito ofensiva para rádios pela censura por causa da letra. "Suas pernas eram muitas vezes abertas/mas suas mentes estavam sempre fechadas". 

Apesar disso o álbum atingiu a posição 48 na parada de singles da Austrália e número quatro nas paradas de Adelaide, graças principalmente à crescente popularidade da banda  em suas turnês e apoio de rádio local, em Adelaide, onde o único hit foi ao ar, apesar da proibição. 

"Khe Sanh" se tornou música de trabalho e sem dúvida a mais popular entre os fãs. A música foi remixada para posterior inclusão na versão internacional de 1980. 

Próximo lançamento da banda foi um EP ao vivo intitulado "You're Treze, You're Beautiful, and You're Mine", gravada em um show no Regent Theatre de Sydney, em 1977. 

Este álbum foi gravado entre julho 1978 e janeiro de 1979, com experiente produtor Richard Batchens, que já havia trabalhado com Richard Clapton, Ice e Blackfeather.  Batchens suavizava algumas das arestas da banda e deu as suas músicas um som muito mais sofisticado, que fez do álbum um sucesso. 

Mais uma vez, todas as músicas foram escritas por Walker, com Barnes colaborando no primeiro single, "Goodbye (Astrid, Goodbye)". 

Se tornou outro grande hit, sendo tocada pelo  U2 durante turnê pelo Brasil. 

A banda alcançou sucesso nacional, mesmo sem rádios significativas apoiando. 

Cold Chisel é uma das poucas bandas de rock australiano a produzir sucessos com canções escritas por cada membro do grupo.

Integrantes: 

Jimmy Barnes (vocais e guitarra) 
Ian Moss (guitarra e voical) 
Don Walker (teclado) 
Steve Prestwich (bateria) 
Phil Small (baixo)


Discografia


0 comentários:

Postar um comentário