Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Widespread Panic

Widespread Panic

John Bell e Michael Houser se juntaram no ano de 1981 em um dormitório da Universidade da Geórgia e lá tocaram juntos pela primeira vez. Bell começou a tocar violão e convidou seu amigo Houser, também guitarrista, para acompanhá-lo. Eles começaram a morar junto e as composições surgiam naturalmente. O baixista Dave Schools encontrou Bell e Houser em 1984 e em 24 de fevereiro de 1985 tocou pela primeira vez ao lado deles, na A-Frame em Weymanda Court, na cidade de Athens. Em 6 de fevereiro 1986, Houser chamou um amigo de infância, o baterista Todd Nance para tocar com Houser, Bell, e Schools em um evento de caridade em Athens, sendo esse o primeiro show oficial do Widespread Panic. O percussionista texano Domingo Ortiz S. ("Sunny") se juntou à banda ainda em 1986.

A banda começou a excursionar regularmente e em 1987 assinou com a gravadora  Landslide Records. Em setembro do mesmo ano, eles gravaram seu primeiro álbum, "Space Wrangler”, no estúdio de John Keane, em Athens. Após o lançamento do álbum a banda expandiu o alcançe de seus shows, marcando datas no Nordeste dos EUA, Texas, Colorado e chegaram a tocar em Vancouver, Canadá.

O Widespread Panic assinou um contrato com a revitalizada Capricorn Records em janeiro de 1991. Mais tarde naquele ano, eles lançaram seu primeiro álbum pela gravadora, o auto-intitulado “Widespread Panic”. No mesmo ano, Billy Bob Thornton dirigiu o filme “Widespread Panic: Live from the Georgia Theatre”, que foi gravado durante duas noites em Athens, na Geórgia.

Quando a banda começou a excursionar mais, John Hermann ("JoJo") se juntou à banda como tecladista em março 1992 substituindo T. Lavitz, que se juntou à banda um ano antes. A banda continuou a turnê pelos EUA, e em 1992, fez parte da turnê H.O.R.D.E ao lado do Blues Traveler, Phish, Aquarium Unit Rescue, entre outros.

1993 é o ano da ascensão do Widespread Panic. Nesse ano a banda lança seu terceiro álbum de estúdio, “Everyday”, ainda pela Capricorn Records. Com esse álbum a banda figura pela primeira vez na The Billboard 200, alcançando a 184° colocação.

Em 1994 a banda lança seu quarto álbum de estúdio, “Ain't Life Grand”, que alcançou a 84° colocação na The Billboard 200.

Em 1997 a banda lança “Bombs & Butterflies”, quinto álbum de estúdio da banda.O lançamento alcançou a 50° colocação na The Billboard 200. A faixa “Hope in a Hopeless World” alcançou a melhor colocação de uma música da banda na Billboard Mainstream Rock, 13° colocação.

Em 1998 o Widespread Panic lança seu primeiro álbum ao vivo, “Light Fuse, Get Away” que foi gravado na cidade de Atlanta em 1997. Para o lançamento oficial do álbum, foi promovido um concerto ao ar livre em Athens, Geórgia. Estima-se que 80.000 – 100.000 fãs prestigiaram o lançamento, transformando-se em um dos maiores shows de lançamento da história, inclusive batendo uma marca do todo poderoso Metallica. O show foi gravado e lançado em 2002 com o título “Panic in the Streets”.

Em 1999 sai o sexto álbum de estúdio da banda, “'Til the Medicine Takes”, sendo esse o último registro lançado pela Capricorn Records. O álbum alcançou a 64° colocação na The Billboard 200.

Em 2000 a banda lança um novo álbum ao vivo, “Another Joyous Occasion”, que alcança a 161° colocação na The Billboard 200.

Em 2001 sai o sétimo álbum de estúdio do Widespread Panic, “Don't Tell the Band”, que alcança a 57° colação na The Billboard 200 e a 12° no Top Internet Albuns. No mesmo ano é lançado o DVD “Live at Oak Mountain”.

Em 2002 sai “Live in the Classic City” (99° na The Billboard 200 e Top Internet Albuns) e o DVD “The Earth Will Swallow You” (gravado no Verão de 2000). Ainda nesse ano a banda recebeu certificação de disco de ouro para o DVD “Live at Oak Mountain”.

No inicio de 2002, o guitarrista Michael Houser foi diagnosticado com câncer no pâncreas, porém continuou a tocar com a banda. Em 02 de julho de 2002 tocou pela última vez com a banda na cidade de Cedar Rapids, Iowa. Em seu lugar entrou George McConnell, um antigo amigo de JoJo. Michael Houser faleceu em 10 de agosto de 2002.

“Ball”, oitavo álbum de estúdio, foi lançado em 2003 e alcançou a 61° colocação na The Billboard 200. Nenhuma das canções incluídas tinha sido tocada ao vivo pela banda antes da gravação. Todo o material incluído foi escrito especificamente para o álbum, com exceção de "Time Waits", uma canção que John Bell tinha realizado em aparições solo, e "Don't Wanna Lose You", canção de John Hermann tinha realizado com o Smiling Assassins. “Live From The Backyard”, mais um DVD, é lançado no mesmo ano.

2004 é marcado por diversos lançamentos da banda. “Night of Joy”, “Über Cobra” e “Jackassolantern”, ambos os álbuns ao vivo. “Live at Myrtle Beach” é lançado em 2005.

Em janeiro de 2006, a banda gravou o seu nono álbum de estúdio, “Earth to America”(48° colocação no The Billboard 200 e Top Internet Albuns), em Nassau, nas Bahamas no Compass Point Studios, com produção de Terry Manning. Ele foi lançado 13 de junho de 2006.

Em 9 de maio de 2006 a banda fez um show no Fabulous Fox Theater na cidade de Atlanta, sendo transmitido pra fãs de todo os EUA ao vivo, cerca de 60.000 pessoas assistiram a apresentação, sendo posteriormente lançado em DVD como “Earth to Atlanta”.

Em 2 de agosto de 2006, chegando ao final da turnê de verão, a banda anunciou que George McConnell tinha deixado a banda. No final de 2006, Jimmy Herring (Aquarium Rescue Unit, Derek Trucks Band, Frogwings) assumiu as rédeas do guitarrista da banda, dando início a sua turnê de outono com três noites no Radio City Music Hall, em Nova Iorque.

“Free Somehow” (8° colocado no The Independent Albuns e 78° no Top Internet Albuns e The Billboard 200), lançado em 2007, foi o décimo álbum da banda.

Em 27 de junho de 2008, o prefeito da cidade de Denver proclamou o "Widespread Panic Day". No mesmo ano o Widespread Panic foi introduzido no Georgia Music Hall of Fame em 20 de setembro. Ainda em 2008 é lançado “Live From Austin, TX”, mais um DVD da banda.

A banda continuou a turnê por todo o resto de 2008 e na primavera de 2009. No verão de 2009, o Widespread Panic uniu-se ao The Allman Brothers para fazer uma turnê de verão e outono como co-headliner.

“Dirty Side Down” é lançado em 25 de maio de 2010.O álbum alcançou a 2° colocação no Top Independent Albuns. Ainda em 2010 a banda lançou “Live in the City Classic II”, sendo esse o último registro da banda até o momento.

Em 29 de setembro de 2010, JoJo Herman anunciou que a banda entrará em um hiato a partir de 2012.


0 comentários:

Postar um comentário