Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Wet Willie

Wet Willie

Em 1969 surgiu em Mobile, Alabama uma banda chamada Fox, que era composta por Jimmy Hall (Vocal e saxofone), seu irmão jack Hall (Baixo e banjo), Ricky Hirsch (Guitarra e bandolim), Lewis Ross (bateria e percussão) e John Anthony (Teclados, que mais tarde foi substituído por Mike Duke).

Em 1970 os integrantes da banda se mudaram para Macon, Geórgia. A banda fez o teste para a Capricorn Records e no verão e estavam trabalhando em seu álbum de estréia, "Wet Willie", no mesmo ano. Destaque para as faixas "Shame, Shame, Shame," "Dirty Leg" e "Have a Good Time".

O Wet Willie apenas compartilhava a mesma gravadora que o Allman Brothers e Marshall Tucker. O estilo da banda era diferente de ambas, o Wet Willie era mais influenciado pelo Southern Soul e Blues Rock, criando uma forma diferente de se tocar Southern Rock.

O segundo álbum da banda, "Wet Willie II", foi lançado em 1972. Assim como o álbum de estréia, não obteve muito sucesso, o que não significa que seja ruim, pelo contrário. O álbum era composto por uma metade de material autoral e outra de covers.
Não tão baseada no Blues como seus colegas de gravadora The Allman Brothers Band, ou até  The Marshall Tucker Band, Wet Willie criou  sua própria mistura de Southern Rock em  harmonias vocais.

“Dixie Rock” e “ Wetter The Better” venderam bem melhor e em meados dos anos 70 o grupo já estava se apresentando na frente de grandes audiências.

Em 1973 a banda lança o álbum ao vivo "Drippin' Wet", primeiro álbum da banda a alcançar um resultado relevante nas paradas musicais, o álbum alcançou a 189° colocação na The Billboard 200.

"Keep On Smilin'" foi lançado em 1974 e se tornou o maior sucesso comercial da banda. O álbum alcançou a 41° colocação na The Billboard 200 e seus singles, "Keep On Smilin'" (10°) e "Country Side Of Life" (66°), se saíram bem na The Billboard Hot 100. Além das faixas que apareceram na Billboard, "Soul Sister", "Alabama", "Soul Jones" e "Lucy Was in Trouble", merecem destaque. O álbum é considerado um c lássico, sem dúvidas o melhor registro da banda. Nessa época a banda adiciounou as Williettes.

"Dixie Rock" saiu em 1975 e alcançou a 114° posição na The Billboard 200 e os singles "Dixie Rock" (96°) e "Leona" (69°), alcançaram boas colocações na The Billboard Hot. Esse é um álbum subestimado. Não é um clássico absoluto como seu antecessor, mas tem ótimo momentos, como em "Mama Don't Raise No Fools", "It's Gonna Stop Rainin' Soon" e "Jailhouse Moan".

"The Wetter the Better" foi lançado em 1976 e alcançou a 133° posição na The Billboard 200. "Left Coast Live" foi lançado em 1977 e alcançou a 191° posição na The Billboard 200.

"Dixie Rock", "The Wetter the Better" e "Left Coast Live" não alcançaram o mesmo sucesso que "Keep On Smilin'". "Left Coast Live" foi o último álbum de estúdio da banda pela Capricorn Records . Ainda em 1977 a Capricorn Records lançou "Greatest Hits".

Após a saída da Capricorn, a banda passou por algumas mudanças em sua formação, entraram Theophilus K. Lively (bateria), Marshall Smith (guitarrista) e um segundo guitarrista (Larry Berwald), e de gravadora. A banda assinou contrato com a Epic Records.

Em 1978 a banda lançou "Manorisms". Esse é um álbum diferente de todos os lançados pela banda, pois pouco se ouve R&B, funk, soul e blues, estilos que caracterizam a banda. "Manorisms", não é um álbum ruim, sendo que as faixas "Make You Feel Love Again", "We Got Lovin'" e "Street Corner Serenade", se destacam.

Em 1979 veio o último esforço, "Which One's Willie?". Em 1980 a banda se separou, após uma década de lançamentos e shows.

A banda se reuniu na década de 90 com Jimmy Hall, John Anthony, o guitarrista Ricky Hirsch, Smith, Duke e Lively. A banda até tentou gravar um novo álbum, mas devido a agenda lotada, isso não aconteceu.

Eles permanecem na ativa atuando em duas encarnações distintas - com Jimmy Hall, eles são faturados como Wet Willie, enquanto que para shows e registros em que Hall é incapaz de participar, eles funcionam como a Wet Willie Band, com o guitarrista Ric Seymour como vocalista.

Em 2012, a banda lançou o Greatest Hits ao vivo "Miles of Smiles".


0 comentários:

Postar um comentário