Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

The Blasters - Biografia

The Blasters

The Blasters foi formado em 1979 em Downey, na Califórnia, pelos irmãos Phil Alvin (vocal e guitarra), Dave Alvin (guitarra) e com John Bazz (baixo) e Bill Bateman (bateria).

Desde pequenos os irmão Alvin sempre foram amantes de música, mais precisamente do Blues, frequentando shows T-Bone Walker, Big Joe Turner e muitos outros.

Fazendo um autêntico Rock and Roll de raíz, o Blasters tiveram várias experiências com seus mestres do Blues, transformando-as em suas influências. Ironicamente, no momento em que eles estavam prontos para trabalhar em clubes de Los Angeles, a explosão do Punk Rock estava em pleno andamento, e mesmo assim conseguiram cativar uma parte pequena de fãs.

Já em 1980 lançam “American Music” com covers de Blues de raíz e do Rock e mais material original. Em  “The Blasters” de 1981,  a banda já contava com os serviços do veterano pianista Gene Taylor, o saxofonista barítono Steve Berlin e Allen no sax tenor. Surpreendentemente, o álbum alcançou o número 36 nas paradas. Em 1982, eles gravaram o EP ao vivo, “Over There To Slash”, seguido por “Non-Fiction” de 1983

Menos focados em revivalismo “Rockabilly”, Dave Alvin havia se tornado uma espécie de “chefe de cozinha da banda”, pois era o único que conseguia compor peças com alto teor de letras regionais. Nesse meio tempo, Berlim tinha já deixado o grupo para se juntar aos Los Lobos.

“Hard Line” de 1985, foi ainda mais polido e contou com o trabalho de Ry Cooder e John Mellencamp. O álbum fez relativo sucesso. Mesmo assim a banda se separa por graves problemas internos.

Depois de ingressar “X”- uma emergente banda de Punk Rock de Los Angeles - por um breve período, Dave iniciou carreira solo; Phil lançou um álbum solo antes de voltar à faculdade para buscar a pós-graduação em matemática.

Na primavera de 2002, o line-up original do The Blasters finalmente se reúne para uma série de seis shows na Califórnia, resultando em um álbum ao vivo chamado “Trouble Bound”, que contou com gravações do grupo em duas apresentações no House of Blues, em Hollywood. Também foi lançado um DVD, “The Blasters Live: Going Home”, sendo um misto de vídeos caseiros e show. Com o grupo de volta aos olhos do público, finalmente é lançado um álbum de estúdio, “4-11-44”, tendo ótima vendagens.

Já se passaram sete anos desde a volta do grupo e mais nenhum disco de inéditas foi lançado. A banda vêm se apresentando normalmente, lotando casas de shows e participando de festivais por todos os EUA.

Veja também:
Discografia - The Blasters.