Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

The Black Crowes - Biografia

The Black Crowes

A primeira encarnação da banda começou em 1984 como "Mr. Crowe's Garden", em Atlanta, Georgia, uma banda dedicada a celebrar os anos 1970. Ao longo da história, várias formações existiram e a base da banda se manteve inatcta, sempre mantendo os irmãos Chris e Rich Robinson. É fortemente influenciada pelos Rolling Stones, The Faces, Buddy Guy, Otis Redidng e Humble Pie.

Em 1988, George Drakoulias viu a banda durante um show em Nova York e fez com que assinassem um contrato com a Def American, em 1988. Eles mudaram seu nome para The Black Crowes pouco tempo depois.

Seu primeiro e sensacional disco, "Shake Your Money Maker", foi lançado em 1990. Nessa época a banda era composta por Chris Robinson (vocais), Rich Robinson (guitarra), Jeff Cease (guitarra), Johnny Colt (baixo) e Steve Gorman (bateria). O título do álbum foi retirado da faixa homônima lançada em 1961 por Elmore James. O álbum se tornou um clássico e é elogiado por fãs de diferentes estilos.

Em março de 1991, os Black Crowes foram convidados a abrir shows do ZZ TOP. Durante a tour, Chris Robinson fez algumas observações sarcásticas sobre comercialismo e foram expulsos após expressarem suas opiniões sobre manter bandas de Rock livres da incorporação de patrocinadores, já que a marca de cerveja que estava realizando a excursão, obviamente, não gostou nem um pouco da idéia.

Dois meses depois a banda sairia em turnê própria. Nessa época, Chris Robinson foi preso por agressão e por perturbar a paz depois de discutir com uma cliente de uma loja de conveniência em Denver. Passou três meses brigando na justiça, onde conseguiu o direito de cumprir seis meses de trabalho comunitário em liberdade após desembolsar 530 dólares de multa.

Após todos esses percalços, o vocalista levou sua banda ao Monsters Of Rock em Moscou, na Rússia, abrindo para o Mötley Crüe e Queensrÿche, entre outros.

Em 12 de maio de 1992 “The Southern Harmony and Musical Companion" é lançado e com ele o apoio a favor da maconha, organizado por um órgão que lutava a favor da liberação da droga.  Um recorde, conseguiu a marca de quatro singles em primeiro lugar nas paradas. Ainda em 1992 a banda adicionou o tecladista Eddie Hersch ao grupo como um integrante permanente.

Em março daquele ano a banda encerraria um show em Louisville, Kentucky, após tocar apenas uma música, devido a problemas no backstage entre os roadies e oficiais da divisão de narcóticos do estado. Neste mesmo dia, o chefe de segurança e o supervisor comercial da banda foram presos após agredirem os policiais.

"Amorica" é lançado em 1994 com uma capa que chamou mais atenção do que as músicas em si. O close de uma mulher de biquíni, com seus pêlos pubianos a mostra deixou muitas donas de casa horrorizadas. A ilustração do biquíni possui desenhos que remetem à bandeira norte-americana, fazendo com que algumas tiragens tivessem sua capa alterada devido a atritos com autoridades governamentais. E foi nessa época que a banda tocou aqui pela primeira vez. Ainda em 1995, o álbum alcançou a marca de 500 mil cópias vendidas.

"Three Snakes and One Charm" foi lançado em 23 de julho de 1996. Nessa época a banda quase se desfez. Problemas pessoais e musicais envolvendo os irmãos Robinson e a falta de um direcionamento musical, fizeram desse álbum um trabalho irregular, principalmente pela ausência de boas composições. Mesmo com suas falhas, "Three Snakes and One Charm" é um álbum vitorioso, principalmente porque a musicalidade do Black Crowes continuou a se aprofundar no ecletismo, sobretudo a partir guitarrista Rich Robinson.

Após assinarem contrato com a Columbia Records (a antiga gravadora deles foi absorvida pela Columbia nesse ano), é lançado em 1998 o quinto álbum da banda, "By Your Side". O disco é uma espécie de retorno às origens. Musicalmente, os irmãos Robinson nunca estiveram tão entrosados. O guitarrista Audley Freed, ex-Cry of Love, juntou-se antes da gravação de "By Your Side", mas não foi incluído nas sessões de gravação.

O álbum foi bem recebido pela critica, principalmente por ter voltado à simplicidade de "Shake Your Money Maker". O Black Crowes voltou a fazer a fórmula de sucesso do inicio de sua carreira, algo abandonado nos dois álbuns anteriores.

Em outubro de 1999, a banda se juntou com o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, para quatro shows em Nova York e Los Angeles, produzindo uma versão ao vivo, "Live at the Greek". Versões de clássicos zeppelianos com o toque especial dos irmãos Robinson fazem deste um disco empolgante do começo ao fim. A colaboração conduziu a uma turnê mais extensa com Page e o The Who no verão de 2000, durante o qual Pipien foi substituído por Greg Rzab. Após a turnê, o vocalista Chris Robinson casou-se com a atriz Kate Hudson em 31 de dezembro de 2000, antes de voltar ao estúdio para gravar o sexto álbum da banda.

Em maio de 2001, a banda lançou "Lions" pela gravadora V2. O álbum estreou na Billboard 200 na 20° posição, vendendo mais de 53.000 cópias em sua primeira semana.

A turnê que se seguiu após o lançamento do álbum aconteceu ao lado do Oasis pelos EUA e uma breve turnê pela Europa e Japão.

A banda se dissolveu em janeiro de 2002, com a saída do baterista Steve Gorman (tocou em todos os álbuns) e um anúncio que a banda iria "dar um tempo".

Um álbum ao vivo montado a partir de dois shows realizados em 2001 no Orpheum Theatre de Boston foi lançado em agosto de 2002. Em 2004, alguns membros da banda se reuniram para tocar "Sometimes Salvation" com o Gov't Mule em 2004 no Jammy Awards. Durante o hiato, Chris Robinson lançou dois álbuns solo: "New Earth Mud", em 2002, e  "This Magnificent Distance", em 2004. Enquanto isso, Rich Robinson formou uma banda de vida curta chamada Hookah Brown antes de lançar seu álbum solo, "Paper", em 2004.

O início de 2005, os irmãos Robinson, juntamente com Eddie Harsch remontaran a banda, trazendo Marc Ford e Sven Pipien de volta - na ausência do membro fundador Steve Gorman - recrutaram Bill Dobrow para a bateria. A passagem de Dobrow foi curta, Gorman retornou a banda. A banda continuou a turnê ao longo de 2005, incluindo uma abertura para a turnê de verão de Tom Petty and the Heartbreakers e cinco noites no Fillmore em San Francisco. O segundo show no Fillmore foi filmado em alta definição e liberado mais tarde em 2006, como "Freak 'n' Roll into the Fog" em DVD, Blu-Ray e CD de áudio.

No outono de 2006, Eddie Harsch e Marc Ford deixaram a banda. O último avisou de sua saída via fax à beira de uma turnê de outono. Harsch e Ford foram substituidos, respectivamente, por Rob Clores e Paul Stacey. Em agosto de 2007, a banda substituiu Clores com Adam MacDougall. Além disso, a banda convidou o guitarrista Luther Dickinson do North Mississippi Allstars para tocar em seu próximo álbum, intitulado "Warpaint". Dickinson substituíu, oficialmente, Stacey como guitarrista em novembro de 2007.

Um álbum ao vivo intitulado "Live at the Roxy", foi lançado em 10 de julho de 2007.

O primeiro álbum do Black Crowes, "após a reforma", "Warpaint", foi lançado em 03 de março de 2008. Warpaint foi aclamado pela crítica, o álbum estreou na 5° posição da Billboard 200, a melhor estréia da banda desde "The Southern Harmony and Musical Companion". A banda lançou-se em uma turnê internacional para promover o álbum.

Ainda em 2008, o Black Crowes entrou com uma ação contra a cantora country Gretchen Wilson, alegando que ela infringiu seus direitos autorais para a canção "Jealous Again".

Em abril de 2009, a banda lançou um álbum duplo ao vivo intitulado "Warpaint Live". O primeiro disco consiste no álbum "Warpaint" reproduzido em sua totalidade, enquanto o segundo disco é composto de clássicos do catálogo da banda. O desempenho inteiro contido no set foi gravado em 20 de março de 2008, no Wiltern Theater em Los Angeles. Um DVD com o mesmo desempenho foi lançado em 30 de junho de 2009.

A banda lançou seu oitavo álbum de estúdio, "Before the Frost...Until the Freeze", no final de 2009. Inicialmente foi vendido o CD "Before the Frost...", que vinha com um código para o download da segunta parte, "Until the Freeze", no site da banda. Estes álbuns foram os resultados de cinco dias de gravação no Levon Helm Studios e novos materiais gravados ao vivo.

Em 2010 a banda anunciou o lançamento de "Croweology". Incluem vinte faixas da carreira da banda, cobrindo desde "Shake Your Money Maker" até  "Lions", todas em versões acústicas. Logo em seguida eles se lançaram em uma turnê intitulada “Say Goodnight to the Bad Guys”, parte acústica e parte elétrica.

Após o término da turnê em comemoração dos 20 anos do lançamento de "Shake Your Money Maker", foi anunciado que a banda entraria em um novo hiato por tempo indeterminado.

Veja também:
Discografia - The Black Crowes.