Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Ram Jam

Ram Jam

Os integrantes do Ram Jam foram Bill Barlett (ex-guitarrista do Lemon Pipers), Myke Scavone (vocal), Pete Charles (bateria) e Howie Arthur Blauvett (baixo) que tocou com Billy Joel em dois grupos anteriores, The Hassles e El Primo. Mais tarde foi adicionado o guitarrista Jimmy Santoro.

Ram Jam só conseguiu emplacar apenas um hit, "Black Betty" – um cover de Ledbetter – criando muita polêmica, visto que a letra foi considerada preconceituosa com relação as mulheres negras. Apesar da controvérsia, ainda atingiu o número 18 na parada pop da Billboard em setembro de 1977.

A banda “Cincinnati Starstruck” tinha lançado uma versão mais eletrizante de "Black Betty" pela gravadora TRUCKSTAR antes da versão do Ram Jam. Essa versão recebeu mais atenção e reconhecimento. Iironicamente, o futuro membro do Ram Jam Barlett tinha sido integrante do Starstruck quando eles gravaram "Black Betty".

No início dos anos 90 os produtores relançaram "Black Betty", conseguindo sucesso internacional até então nunca conseguido.

A banda lançou dois álbuns na sua curta carreira nos anos 70: “Ram Jam” (1977) e “Portrait Of The Artist As a Young Ram” (1978), alcançado pouco sucesso, apesar da adição do talentoso guitarrista Jimmy Santoro. “Portrait” foi relançado pela  Rock Candy Records da Inglaterra em 2006 e entrando no Top 100 lists in Martin Popoff’s book “The Collector’s Guide to Heavy Metal Volume 1: The Seventies. O peso do álbum, bem diferente do lançamento do homônimo auto-intitulado, foi atribuído a guitarra de Santoro e do poder vocal de Scavone. Bartlett havia deixado o grupo até então e não tocou no álbum.

Com a saída de Bill Barlett ele se torna músico de estúdio por bons longos anos, até que nos anos 90 entra na banda “Spitball”, um grupo de Funk e Blues, tocando até um súbito ataque cardiaco. Billy Joel muitas vezes dedica "We Didn't Start The Fire" para Blauvelt em seus shows.


0 comentários:

Postar um comentário