Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

North Mississippi Allstars

North Mississippi Allstars

Os irmãos Luther (guitarra, bandolim e vocais) e Cody Dickinson (bateria) formaram o grupo em 1996 com o baixista Chris Chew. Os filhos do lendário produtor Jim Dickinson, nasceram em Memphis no condado de Fayette, Tennessee, e sua família mais tarde mudou-se para o norte do Mississipi, mais precisamente para a cidade de Hernando, onde os meninos absorveram o Country e o Blues da região de artistas como Fred McDowell e R. L. Burnside. Essa se tornou a principal inspiração para a banda, mas o grupo também mistura uma estética alternativa.

Após uma turnê como banda de abertura para uma variedade de artistas e aprimorando suas canções, o North Mississippi Allstars lança seu álbum de estréia, ”Shake Hands With Shorty", na primavera de 2000. O álbum obteve um significativo sucesso, ganhando indicação ao Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo.

Em 2001 lança “51 Phantom”, álbum que também levou uma indicação ao Grammy, alcançou a 20° colocação no Top Independent Albums. Mais tarde, em 2001, o North Mississippi Allstars juntou-se com John Medeski e Robert Randolph para formar a The Word, uma banda gospel, blues instrumental, para um álbum e turnê. A banda foi premiada pelo Blues Music Awards na categoria Best New Artist Debut.

Reagrupou-se com a adição do guitarrista Duwayne Burnside, filho de R. L. Burnside, para a gravação de “Polaris” (2003), que alcançou a 210° colocação no Top Internet Albums. Ainda em 2003 a banda lança "Tate County (Hill Country Blues)."

Em 2004 é lançado o primeiro álbum ao vivo da banda, Hill Country Revue: Live at Bonnaroo", que alcançou a 2° colocação no Top Blues Albums. Ainda em 2004 é lançado” Instores & Outakes".
Electric Blue Watermelon foi lançado em 2005 e alcançou o topo no Top Blues Albuns e a 180° colocação no Top Internet Albums e The Billboard 200 e ganhou sua terceira indicação ao Grammy consecutivos de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo.

Também em 2005, o grupo passou um tempo apoiando John Hiatt, que apresentou o Allstars em seu álbum de 2005 "Master of Disaster". Esta foi a primeira de muitas atividades extracurriculares para o Allstars: em 2007, Luther Dickinson se tornou o guitarrista do Black Crowes, com quem gravou “Warpaint” (2000), “Before The Frost... Until Freeze (2009) e "Croweology” (2010), enquanto isso Cody Dickinson formou o Hill Country Revue, ao lado de Daniel Coburn, Kirk Smithhart, Doc Samba e Ed Cleveland.

O trio retornou em 2008 com "Hernando", o primeiro pela própria gravadora, Songs Of The South. O álbum mais uma vez encabeçou a Top Blues Albuns, 19° colocação no Top Independent Albuns e 142° no The Billboard 200. Ainda em 2008 é lançado mais um álbum ao vivo. “Boulderado – Live at The Fox”

Um ano depois, em 2009, lançam “Do it Like We Used To Do”, um álbum duplo ao vivo e um DVD com um documentário sobre a banda.

O pai de  Luther e Cody, o produtor Jim Dickinson (que também tocou piano em "Wild Horses" dos Rolling Stones em 1971), faleceu no final de 2009. Os irmãos e Chris Chew se reuniram em março de 2010 no Zebra Studios para gravar um tributo. A banda teve a ajuda de vários amigos da família como: Ry Cooder, Mavis Staples, Spooner Oldham, Alvin Youngblood Hart e Jack Ashford.

O resultado final foi “Keys To The Kingdom”, lançado no dia 1 de fevereiro de 2011.


0 comentários:

Postar um comentário