Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Elvin Bishop

Elvin Bishop

Elvin Bishop nasceu em Glendale, Califórnia, em 21 de outubro de 1942, e cresceu em uma fazenda perto de Elliott, Iowa. Sua família se mudou para Tulsa, Oklahoma, quando ele tinha dez anos de idade. Lá, ele estudou na “Will Rogers High School”, ganhando uma bolsa integral para a Universidade de Chicago - como finalista do National Merit Scholar finalist . Após a formatura, muda-se para Chicago, em 1960, para freqüentar a escola onde se formou em física. Em 1963, ele conhece o gaitista Paul Butterfield, no bairro de Hyde Park, e se juntou a banda Butterfield Blues, com quem permaneceu por cinco anos, The Resurrection of Pigboy Crabshaw, que o apelido “Bishop” foi dado a ele.

Em 1968, parte para a carreira solo, e mesmo atuando ao lado de Bloomfield e Al Kooper em seu álbum intitulado “The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper”, formou o  “Elvin Bishop Group”. A banda assinou com Fillmore Records, que era de propriedade de Bill Graham. 1971 fez uma série de shows ao lado do The Allman Brothers Band no Fillmore East, juntando-se no palco para uma versão de sua própria canção, "Drunken Hearted Boy". Ao longo dos anos, já gravou com muitos artistas de blues, incluindo Clifton Chenier e John Lee Hooker. No final de 1975, ele tocou guitarra em duas faixas no disco “Bo Diddley's The 20th Anniversary of Rock 'n' Roll album “, e em 1995, excursionou com BB King.“Don't Let the Bossman Get You Down”,  “Ace in the Hole” em 1995, em 1998 “The Skin I'm” e em 2000 “That's My Partner”, título este em alusão ao seu professor de guitarra “Little Smokey Smothers”.
Em 1976, lançou seu single mais memorável, "Fooled Around and Fell in Love” que atingiu o terceiro lugar na Billboard Hot 100 chart dos EUA (e 34 nas paradas britânicas). A gravação apresentou o vocalista Mickey Thomas e o baterista Donny Baldwin, que mais tarde ambos se juntaram ao Jefferson Starship. A música ainda fez parte da trilha de filmes como “Summer of Sam”, “Boogie Nights”, “The Devil's Rejects” e “Harold & Kumar Escape from Guantanamo Bay”.

Bishop participou do  “Long Beach Blues Festival em 1984. Em 1988, ele assinou com a Alligator Records e lançou “Big Fun featuring Whit Lehnberg & The Carptones “, em  1991

No mesmo ano, uma terrível tragédia acontece na vida de Elvin, Sua filha Selina e a ex-esposa Jennifer Villarin foram assassinadas em agosto de 2000.
Em 2005, lançou seu primeiro CD em cinco anos, “Gettin' My Groove Back”. Em 2008, “The Blues Roles On” e em 2008, assina contrato com a gravadora Delta Groove Music, sendo apoiado nessa mudança por BB King, Warren Haynes, Derek Trucks, George Thorogood, James Cotton, Wilson Kim, Tommy Castro, Nemeth John e Angela Strehli. O álbum foi indicado ao Grammy de Melhor Album tradicional.

Mais tarde, fez nova visita a  Smothers no estúdio,  e em 2009 é lançado “Little Smokey Smothers & Elvin Bishop: Chicago Blues Buddies”.

Em 2010, lançou Red Dog Talks.

Veja também:
Discografia - Elvin Bishop.


0 comentários:

Postar um comentário