Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Circus


Circus

Vircus foi formado na cidade de Madison, WI, no final dos anos 1960 e início de 1970, incluindo os amigos de uma outra banda da região, “SOUP, Tayles, and Tongue” . Oficialmente se uniram em 1969 como “Sound Street” em Stevens Point, WI , pelo tecladista Fred Omernik, Wayne Kostroski no baixo, Gary Konkol e Randy Glodowsk nas guitarras e o baterista Al Crowe.

Tocavam em bares, pequenos clubes, e shows de dança ao longo da faculdade central de Wisconsin, desenvolvendo sua própria mistura especial, com guitarras duplas, apresentando harmonias distintas. Em 1970 assinam com a North Central Productions, mudando seu nome para para Circus, bem como alterando ligeiramente o line up. Muda-se de Madison para expandir seu território e tentar um contrato de gravação.

Voltaram ao circuito de bares de Madison, tocando em locais como o Snoopy's, Dewey's, e the Church Key, enquanto que, ocasionalmente, abriam os shows de grupos  locais e nacionais, como o James Gang e Ted Nugent, e até mesmo a lenda do blues Muddy Waters. Eles também tocaram na versão Wisconsin do Festival Woodstock, “Iola Rock” (também apelidada de "Nação Woodtick"), em 1971, dividindo o palco com ícones como Ravi Shankar, Buddy Rich, e Iggy Pop. Com o crescimento de sua popularidade, a banda começou a viajar mais longe para a Flórida, Colorado, Massachusetts, Maine, Geórgia e Tennessee, bem como o Centro-Oeste inteiro.

No início dos anos 70 começou a flertar com sons sintetizados, incorporando o Moog e clavinete em seu repertório, sendo um dos primeiros da cena de Wisconsin a usar esse tipo de instrumento.

A tragédia atingiu a banda em 1972, quando Konkol foi diagnosticado com uma forma rara de câncer terminal, falecendo no ano seguinte. Eles relutantemente o substituíram com o respeitado Blues Man Mike Richson continuando a turnê, geralmente tocando mais de 300 datas (isso sem um contrato ou disco gravado) por ano. A química com Richson não foi a ideal, no entanto, e Gunnar Antell substituiu-o logo depois. Brett Peterson, por sua vez, tomou lugar Antell. Circus entrou American Music Studios, em 1973, com Corky Siegel como produtror e gravou seu único álbum auto-intitulado.

Excursionaram por todo o país divulgando álbum, que foi bem recebido, principalmente no Sul, Oeste e Nordeste. Jim Ash dá lugar a Cyr em 1974, e Knoll assumiu o lugar de Peterson na guitarra.
A banda gravou um single em 1975 – um tipo de prewiew do que viria ser o segundo disco. A agenda de shows continuava lotada, abrindo para artistas como Styx, BB King, Raspberries, Hot Tuna, John Sebastian e Bonnie Bramlett. Sem gravadora para lançar o segundo álbum, o grupo encerra suas atividades, exatamente sete anos depois, em 1978.


0 comentários:

Postar um comentário