Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Barefoot Jerry

Barefoot Jerry

O Barefoot Jerry foi formado em Nashville, Tennessee, no final dos anos 1960. Tinha em sua formação original Wayne Moss (guitarra, teclados e vocais), Mac Gayden (vocal) e Kenneth A. Buttrey (bateria). Sendo que apenas Wayne Moss permaneceu como o único membro constante do grupo, gravando todos os discos da banda pela gravadora Capitol, selo da Warner Brothers.
Moss já havia tocado em muitas bandas de R & B antes de ingressar na banda de apoio de Brenda Lee no início dos anos 1960. Ganhou ainda créditos no disco “Blonde on Blonde” de Bob Dylan em 1966, e também foi o responsável pelo famoso riff de “Pretty Woman” de Roy Orbinson.

O grupo assinou contrato com a Capitol e lançou “Southern Delight”, em 1971. No ano seguinte era a vez do auto-intitulado “Barefoot Jerry” dar às caras pela Warner Bros, mesma época em que Russ Hicks e Kenny substituíram Gayden e Buttrey respectivamente. Este último para ingressar na banda de Neil Young. Mudaram de gravadora e outras várias mudanças em seu line-up ocorreram, como Si Edwards na bateria, Dave Doran no baixo e Fred Newell nos vocais. Charlie McCoy, um grande músico de estúdio na época e melhor amigo de Moss, foi convidado para ingressar apenas para as gravações de “Watchin´TV de 1974.

A formação com Moss, Hicks, Doran, Skipper Edwards e Newell desta época foram capturados ao vivo no “Barefoot Jerry Live”. Wayne Moss se tornou o último membro original da banda. 

Mais uma vez a formação da banda entrava em colisão. Dessa vez foi a vez de Hicks e Edwards debandarem para a entrada de Terry Dearmore (vocal, guitarra e baixo), Jim Colvard (guitarra e baixo). Adicionaram mais um membro, Warren Hartman para os teclados. Definitivamente o Barefoot Jerry era uma banda de multi-instumentistas.

Em 1975 lançaram “Can't Get Off With Your Shoes On”. E na seqüência mais uma baixa,  Colvard tirou a própria vida em 1976.

Com a saída de Hartman, o guitarrista Barry Chance e Steve Davis (teclados, guitarra e vocal), se juntaram à banda para o álbum “Keys To The Country” em 1976. Mais mudanças: Davis e Dearmore partiram, e Charlie McCoy (teclados, gaita, flauta e harpa) - dessa vez recrutado para ser um membro efetivo - e Mike McBride (baixo, guitarra, percussão e banjo), juntaram-se para o mais novo disco, “Barefootin”.

Em 1977, a banda se separa.

Wayne Moss aparece como "Barefoot Jerry", juntamente com Charlie Daniels, Guy Clark e David Allen Coe no documentário “Heartworn Highways” de 1981.

Mesmo com todas essas inúmeras formações, o Barefoot Jerry é uma banda bastante cultuada pelos amantes do Southern Rock. O culto em torno é tão grande que a banda é citada na música "The South is Gonna Do It Again"do Charlie Daniels Band.


Veja também:
DiscografiaBarefoot Jerry.