American Dog é um tremendo Power-Trio, talvez um dos mais pesados de todo o Southern Rock. Seu lado caipirão aliado ao peso e rapidez do Hard Rock fizeram deste grupo uma das surpresas mais agradáveis dos anos 2000. Formado em Columbus, OH, e liderado pelo vocalista e baixista Michael Hannon, que já havia tocado com os metaleiros do Salty Dog and Dangerous nos anos 80.
Durante toda a sua vida foi fã de bandas como Ted Nugent, Black Sabbath e AC/DC, e foi exatamente em suas influências que Hannon sabia exatamente o que queria fazer. Já adulto, juntou forças com o guitarrista Steve Threado e o baterista Keith Pickens, assim formando o American Dog. Fizeram carreira no circuito independente, sendo basicamente uma banda de bar, onde muitas brigas aconteceram ao som pesado dos Dogs.
Em fevereiro de 2000 lança de forma independente o não menos pesado “Last of a Dying Breed”. Com o lançamento, muitas pessoas começaram a ouvir falar sobre a banda e aos poucos uma legião de fervorosos fãs foi se formando. Algumas músicas começaram tocar nas rádios, fazendo com que sua fama já começasse a percorrer por todos os EUA.
Assinam com uma pequena gravadora (Outlaw Records) e re-lançam o seu debut, agora com maior distribuição pelo país. Em 2003 mudam de gravadora e lançam pela Glue Factory Records o sensacional Red, White, Black and Blue, disco onde o patriotismo elevado, aliado a letras sujas eram a sua marca registrada.
Chega o ano de 2005 e mais uma vez uma mudança de gravadora. Quem cuidava da carreira do grupo era a Bad Reputation Records. Em seu novo “lar” lançaram o não menos espetacular Scars-N-Bars e o EP ao vivo do estúdio.
Chega o ano de 2005 e mais uma vez mudam de gravadora. Colonial Canine Records torna-se detentora de todos os seus direitos e re-lançam seus dois primeiros álbuns. Após uma extensa turnê pela Flórida, Columbus e New York, é lançado o único disco ao vivo até agora. Foamin' at the Mouth: Live! mostra o quão poderoso é a banda em cima de um palco. Este álbum foi gravado durante esta extensa turnê.
Ainda em 2005 é lançado o EP Six-Pack: Songs About Drinkin' and Fuckin'.
Em 2006 é lançada uma coletânea dupla. If You Want Bud, You've Got It traz 12 músicas em cada CD.
A banda continua em atividade, fazendo diversas turnês. Atualmente segue na divulgação de seu mais recente disco, o Mean de 2010. Hard on the Road e Over the Road, 2007 e 2008, respectivamente, completam a ótima discografia dos “cachorros americanos”.