Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Alias - Biografia

Alias

Com a queda do avião em 20 de outubro de 1977 em um pântano na região de McComb, Mississippi, a carreira do Lynyrd Skynyrd foi ceifada - até então - junto com a vida do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Steve Gaines e da backing vocal Cassie Gaines. Os sobreviventes tiveram ferimentos, outros mais graves, outros não tão graves e até nenhum ferimento. Esse foi o caso do baterista Artimus Pyle.

Com o fim do grupo restava uma duvida; o quê os sobreviventes iriam fazer de suas carreiras? Aposentadoria?

Durante este tempo os guitarristas Allen Collins e Gary Rossington, o tecladista Billy Powell, o baixista Leon Wilkenson e o baterista Artimus Pyle fizeram planos e mais planos para o futuro e chegaram a uma conclusão, o Skynyrd deveria continuar, mesmo que com outro nome e outros membros.

Nesse meio tempo, Gary Rossington recebeu propostas de diversas bandas bem conhecidas e até mesmo de outras estrelas do Southern Rock. Billy Powell gravava passagens de piano para um novo álbum do. 38 Special, que entre seus membros inclui Donnie Van Zant, irmão mais novo de Ronnie. Artimus Pyle estava tocando com alguns amigos na The Torch Club, nas montanhas da Carolina do Sul. Allen Collins e Leon Wilkenson literalmente estavam parados, fazendo planos de como conduzir suas carreiras adiante. A aposentadoria chegou a ser uma realidade para ambos, mas o amor pela música falou mais alto.

Já no ano de 1978, um ano após o acidente, Billy, Artimus, Leon, Gary e Allen começaram a ensaiar com uma nova banda de Jacksonville. "Alias" era o nome do novo grupo que prometia “abalar todas as estruturas do Southern Rock”.

Não demorou muito para que algumas boas músicas começassem a aparecer. E foi aí que Gary Rossington conheceu a cantora de Jazz e Blues Gale Krantz, sua futura esposa. Aos poucos Rossington foi perdendo o interesse pelo grupo e resolve sair para montar uma outra banda com Gale, sem antes persuadir Allen Collins e os demais remanescentes do Skynyrd a fazer o mesmo. Apenas Collins e Leon Wilkenson  cederam às “investidas” de Gary. A base do “Rossington Collins Band” já estava formada. Mas é uma outra história.

Nessa altura do campeonato Gary já se relacionava amorosamente com Gale. Para o seu lugar é recrutado o guitarrista Dorman Cogburn.

Após alguns meses de gravação, é lançado o disco “Contraband" (1979). Todas as atenções ficaram voltadas para o novo grupo. Boas vendagens e shows concorridos. No palco, a formação com Dorman Cogburn (guitarra), Jimmy Dougherty (vocais), Billy Powel (piano), Ricky Powell, o irmão de Billy (baixo), Jo Jo Billingsleys (backing vocals, ex-Lynyrd Skynyrd), Randall Hall (ex-Lynyrd Skynyrd, guitarra), Barrylee Harwood (guitarra) e Artimus Pyle na bateria, era bem entrosada e orgulhosa por levar a música do sul adiante.

Mas algumas brigas começaram a acontecer e o grupo viu o seu fim decretado bem antes do ano de 1980. Com o fim da banda os demais ex-membros do Alias e que tocaram no Lynyrd Skynyrd – exceto Pyle – resolveram juntar forças a Gary, Allen e Dale no Rossington Collins Band.

Mesmo com apenas um disco lançado, “Alias” é considerado uma banda cult do Southern Rock.