Twitter Facebook Google Plus Youtube

Southern Rock Rádio

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

.38 Special

.38 Special

O 38 special surgiu em 1975 quando Donnie Van Zant (vocais), Jeff Carlisi (guitarra), Don Barnes (guitarra e vocal), Ken Lyons (baixo), Jack Grondin (bateria) e Steve Brookins (bateria ) se reuniram em Jacksonville, Flórida.

Há essa altura o Lynyrd Skynyrd já estava no topo, fato que ajudou um pouco o .38 Special. Donnie Van Zant é quatro anos mais novo que seu irmão e, na época, vocalista do Lynyrd Skynyrd, Ronnie Van Zant.

Dois anos depois, a banda assinou com a A&M Records e lançou seu álbum de estréia. ".38 Special", lançado em 1977.

No ano seguinte é lançado "Special Delivery", um álbum que não faz nenhum alarde. Mas mesmo sem ter lançado nenhum álbum de sucesso, a banda estava fazendo diversos shows e isso ajudou a formar uma base de fãs.

Em 1979 a banda teve a sua primeira baixa, Ken Lyons abandonou a banda antes do início das gravações do próximo álbum. Para seu lugar veio Larry Junstrom.

"Rockin 'Into the Night" foi lançado em 1980 e foi o primeiro álbum da banda a chamar á atenção de um público maior. Com "Rockin 'Into the Night" a banda se inseriu no AOR, fazendo um som muito próximo ao do Journey, Foreigner e Reo Speedwagon, não abandonando sua origem sulista, muito calcada no country, boogie e blues.

Após "Rockin 'Into the Night" ser lançado, o sucesso não demorou muito para bater na porta da banda. Em 1981 é lançado "Wild-Eyed Southern Boys", o passaporte para o sucesso. O álbum alcançou a 18° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

Se 1981 reservou para os fãs da banda um ótimo álbum, 1982 trouxe algo ainda melhor. "Special Forces" alçou o 38 Special para o topo, tornando os sulistas em uma das maiores bandas da época. "Caught Up in You" (1°), "Chain Lightnin'" (9°), "You Keep Runnin' Away" (7°), figuraram na Billboard Mainstream Rock. O álbum alcançou a 10° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

Tour de Force" foi lançado em 1983 e mostra a banda no seu auge. O álbum, mais uma vez, contém uma faixa que alcançou o topo da Billboard Mainstream Rock e a 19° colocação na Billboard Hot 100, "If I'd Been The One". "Back Where You Belong" também foi alto, ficou na 20° colocação na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a 20° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

A entrada de Jim Vallance na bateria e o Mike Porcaro no baixo, não trouxe o que a banda estava pensando: uma seqüência de bons números. Após ter lançado três álbuns de muito sucesso ("Wild-Eyed Southern Boys", "Special Forces" e "Tour de Force") no início dos anos 1980, parece que o tato para construir canções mais mainstream tinham desaparecido.

"Strenght in Numbers", lançado em 1986, vendeu mais de 500 mil cópias nos EUA, mas esse foi um resultado bem longe do que era esperado. Nesse momento o 38 Special começa a perder força comercial.

Em 1987, Barnes e Brookins se desligam da banda. Nesse período se juntam a banda o tecladista e vocalista Max Carl, e o guitarrista Danny Chauncey.

"Flashback: The Best of 38 Special" foi lançado em 1987 e como qualquer Best Of de uma banda bem sucedida, vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

"Rock & Roll Strategy", foi lançado em 1989 O disco contou com Max Carl nos vocais e teclados, sendo que ele ajudou a escrever sete das onze faixas do álbum. O último suspiro do 38 Special veio com a balada, "Second Chance”.

A banda assinou um novo contrato de gravação com a Charisma, mas mesmo assim o álbum "Bone Against Steel", de 1991, não conseguiu ganhar muita atenção. O álbum contou com Max Carl nos vocais e teclados, sendo que ele ajudou a escrever nove das treze faixas do álbum. Logo após a gravação do álbum, Barnes retorna ao 38 Special.

O .38 Special não lançou outro álbum por seis anos. "Resolution" (1997) retoma grande parte do prestígio da banda e aparece inclusive entre uns dos mais tocados nas rádios americanas. O disco causou grande impacto no grupo que foi recrutado para ser a grande atração do Festival de Motocicletas de Sturgis, na Dakota do Sul, em 1999 e serviu como base para o álbum "Live at Sturgis", a primeira realização do grupo para a CMC International.

A banda ainda lançou em 2001, um álbum com músicas de natal chamado "A Wild-Eyed Christmas Night", a crítica se mostrou favorável ao lançamento.

O último lançamento do grupo foi em 2004, "Drivetrain" levantou novamente a auto-estima do grupo, realizando mais de 100 shows por ano.

Em 2007, a banda abriu a "Lynyrd Skynyrd and Hank Williams Jr's Rowdy Frynds Tour".

Em 27 de setembro de 2008, foi filmado um especial, CMT Crossroads com o cantor country Trace Adkins. Em 2009, o .38 Special abriu para o REO Speedwagon e Styx, como parte da "Can't Stop Rockin' Tour".

Em 2011 a banda foi uma das atrações principais do Simple Man Cruise 2011

Sem lançar nada desde 2004, ano em que lançou "Drivetrain", seu último álbum de inéditas, o grupo lançou no dia 30 de agosto de 2011, o álbum ao vivo "Live From Texas"

A formação atual consiste em Barnes, Donnie Van Zant, o guitarrista Danny Chauncey, o baixista Larry Junstrom, o tecladista Bobby Capps e o baterista Gary Moffatt.

Veja também:
Discografia - .38 Special.

0 comentários:

Postar um comentário